terça-feira, 26 de abril de 2011

BREZEL - CURSO DE ALEMÃO

AULAS DE ALEMÃO na APAC
Aprendendo o idioma com um nativo
BREZEL-CURSO de ALEMÃO
Aula inaugural 03 de Maio de 2011.
*Vagas Limitadas*



Aulas: Terças-feiras de 19h00min as 21h00min
Inscrição e Matricula: R$ 20,00
Mensalidade: R$ 50,00
Contatos: (21) 7571-2969 ou e-mail: eduklibre@bol.com.br
Local: APAC / Associação dos Produtores Autônomos da Cidade e do Campo
Endereço: Rua Cacilda, no 1535, Coelho da Rocha, São João de Meriti – RJ

25 ANOS APAC

Nos dias 1º de Maio a APAC comemora seus 25 anos de fundação, e para celebrar essa data, fizemos uma programação especial para os dias 28, 29 e 30 de Abril:




PROGRAMAÇÃO DO SÁBADO


8:00h. às 17:00h. INÍCIO DAS ATIVIDADES; FEIRA DE TROCA;

9:00h. às 10:00h OFICINA DE COMPOSTAGEM;

10:00h. às 11:00 OFICINA FABRICAÇÃO DE SABÃO CASEIRO;

10:00h. às 11:00 FUXICO;

10:00h. às 12:00 PINTURA (TELHA DE CERÂMICA.)

11:00h. CONVERSA COM DOM MAURO MORELLI.

12:00h. ALMOÇO VALOR 3,00 PAGO EM MOEDA SOCIAL.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

APRESENTANDO A APAC

 APAC - Associação dos Produtores Autônomos da Cidade e do Campo – Nasceu a partir do Centro de Desenvolvimento Técnico e Social de São João de Meriti, o CADTS, que desenvolveu cursos técnicos na área de mecânica, elétrica e informática. No final dos anos 80, o CADTS teve contato com alguns agricultores observando o que eles mais necessitavam em termos de equipamentos e assessoria. A situação destes agricultores exigia uma atenção especial, com estudos mais detalhados e apoios mais concretos. Daí então no dia 1º de maio de 1986 a APAC foi criada a fim de atender a  demanda destes agricultores e fornecer – lhes a estrutura necessária à melhoria de suas condições. Foram feitos diversos estudos sobre equipamentos agrícolas que pudessem ser fabricados na APAC a fim de aumentar a solidariedade entre o campo e a cidade dando base para vinda da tão esperada reforma agrária.
O principal objetivo era então criar uma rede de relações que aproximasse o meio rural e urbano para que estes dois ambientes se apoiassem mutuamente ao invés de caminharem isolados. O propósito da associação vai muito além da produção de equipamentos e materiais, pois tem ainda o interesse de estimular a cooperação, a auto-organização e a participação ativa dos trabalhadores na comunidade.
O espaço da APAC é atualmente composto por diversos grupos de produção, sendo eles:
OPMAC: (desde 1997) Fabricação de equipamentos e estruturas metálicas (http://www.opmac.com.br/);


COOPERATIVA de Trabalhadores(as) em Agroecologia FLOREAL: Assessoria em Agroecologia (http://florealcooperativa.blogspot.com/);


GRUPO DE ESTUDOS LIVRES: Organizado por membros da APAC para auto-formação;


ArteFUXICO: Produzem artesanato a partir de retalhos (http://artefuxicos.blogspot.com/);


OFICINA MECÂNICA DE AUTOMÓVEIS;


RESTAURANTE.

Endereço:
APAC - Associação de Produtores Autônomos do Campo e da Cidade
Rua Cacilda 1535, Coelho da Rocha, São João de Meriti – RJ
CEP 25550-150
Telefone: (21) 2751-5438

ENTREVISTA COM GILSON

CARLOS - Gilson, como surgiu o interesse de trabalhar em uma associação?

GILSON - Bom, pra falar da minha entrada para a APAC a gente tem que voltar um pouquinho no tempo. Em meados da década de 80 fui instrutor no CADTS – Centro de Desenvolvimento Técnico e Social de São João de Meriti – e durante esse período nós viabilizávamos encontros com a comunidade rural observando o que poderíamos estar ajudando em termos de implementos agrícolas que não agredissem o solo. Participamos de vários encontros e nos aprofundando tanto que surgiu a necessidade de criarmos um espaço de troca e de incentivo ao conhecimento do trabalhador tanto na questão profissional como na questão de organização política, é aí que surge a APAC.

CARLOS - Porque a APAC se organiza como uma Associação?


GILSON - A escolha se baseia em uma crítica ao capitalismo por perceber que este só pretende explorar ao máximo o trabalhador. A gente percebeu que neste tipo de organização poderíamos valorizar mais o ser humano, sendo mais solidários em nosso trabalho,ao invés simplesmente de querer ganhar mais dinheiro. Uma outra vantagem ainda, no caso específico aqui da APAC é poder servir de espaço onde outros grupos autônomos possam trabalhar.

CARLOS - Como ocorrem as tomadas de decisão?


GILSON - Nós temos uma estrutura de presidência devido a necessidade de reconhecimento legal da associação, mas esta divisão serve apenas para podermos organizar melhor as coisas e não como uma forma rígida de poder.As ações da diretoria estão dentro de uma linha de pensamento definida em estatuto e dialogando sempre através da assembléia, existindo ainda um conselho que diretamente garante a prestação de contas.  

CARLOS - Durante todo este tempo, quais foram as maiores conquistas e as maiores dificuldades da APAC?


GILSON - Uma grande dificuldade seria a renovação de pessoas que discutam o trabalho na associação, novos parceiros que enveredem no mesmo caminho.A APAC conta com algumas pessoas que não fazem parte das discussões da associação, o que aumenta o risco de centralização de idéias. A maior conquista seria sobreviver com os mesmo princípios do início e poder receber grupos autônomos que estejam de acordo com nossa proposta de trabalho.

CARLOS - Obrigado Gilson, o espaço fica aberto ao seu recado final.


GILSON - Bom, como recado final eu queria falar um pouco da minha experiência pessoal de vida.
Nasci na baixada fluminense e como muitos outros fui criado com dificuldade.Percebi que qualquer pessoa, seja aonde for e sob qualquer condição pode fazer algo e crescer, basta só lutar pra isso.A prova disso é este espaço que hoje a gente tem aqui, que jogando sementes conseguimos que elas germinassem e dessem frutos.